Casa Prisma by KPF ARQ

 

O projeto consiste em uma casa de dois andares com vista para o Oceano Pacífico. Ela está numa encosta suavemente inclinada.

O projeto foi desenvolvido com base na relação de um prisma e um cubo para estudar a forma da terra e as principais atracções.

Os espaços sociais mais importantes estão dentro do cubo que se abre para as melhores vistas, enquanto o prisma, com recursos apertados, fechados para uma casa privada usa.

Ambos os volumes estão ligados através de um espaço intermediário a céu aberto, onde a vida da escadaria é comum.

Neste espaço a luz é a protagonista e vai determinar a percepção do espaço à medida que passam as horas, mudando de amarelo para laranja ao amanhecer e ao por do sol.

A estrutura metálica suporta um vidro temperado e sombras padrões de arranjo ortogonais são geradas nas paredes brancas, causando a sensação de ir de um nível para outro.

Manter a fluidez do espaço foi um dos temas principais da casa, que é percebida na interface de ambientes através dos tectos altos, varandas e vazios. A Viga ajuda a manter essas lacunas ligadas a fim de alcançar um compacto volumétrica e facilmente compreensível. Os ângulos são tratados de modo que as lacunas são ineficientes e estudado em detalhe reuniões entre as formas triangulares e ortogonal.

Em todas as elevações da casa o estudo do vácuo foi preenchido, visto que cada um tinha um modo diferente de ser grampeado. A elevação do mar, onde o vácuo foi predominante, o lado da frente, onde o total era a relação que define a casa com a rua, a fachada traseira, que estabeleceu a ligação entre o espaço privado e as áreas comuns através de varandas foram contidos em espaços de altura dupla e encimado por vigas dobradas e, finalmente, a fachada para o céu que abriu totalmente no espaço de transição e de conexão.

 

A estrutura é constituída de paredes de carga e colunas e vigas de betão armado pintados de branco. A estrutura da tomada foi feita com vigas de aço e lustres que prendem o vidro temperado de 1m x 1m. Esta cobertura de vidro é dobrado e fechado à intersecção do cubo e prisma permitindo uma solução harmoniosa entre estes dois volumes de diferentes características geométricas.

siga-nos no FACEBOOK: www.facebook.com/build.construcao

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s