PUNTA HOUSE no Uruguai by Marcio Kogan

A Casa Punta está localizada num monte aberto, ao lado de um reservatório, no campo perto da cidade de Punta Del Leste, no Uruguai e foi projetada por Marcio Kogan.

Desde o começo, a localização da residência neste país deserto aberto impôs o desafio de criar espaços privados e, até certo ponto, protegido visualmente. A solução adotada, desde o início, era criar uma casa com um nível que, por um lado, tivesse vista para as águas do reservatório e, por outro, a um pátio interno demarcados por muros de pedra, que acabam por definir todas as espaços da casa.

Outro conceito fundamental foi a organização de um plano, de forma clara e simples, sobre uma laje estruturada por pilares racionalmente distribuídos e suportados lateralmente por muros de pedra. Sob esta laje, uma caixa de madeira contém os quartos (com vista para o reservatório) e da cozinha (com vista para o pátio).

Nas extremidades da caixa de madeira, toda envidraçada, duas salas de estar organizam o programa coletivo da casa. E, sob o telhado, perto da parede de pedra que delimita o espaço no lado sul da casa, há uma churrasqueira e uma varanda coberta que se abre para o reservatório e pátio. Na frente da casa, de frente para as águas, um grande deck e piscina constituem o espaço do projeto principal externo.

A construção utilizam materiais locais, como a pedra “piedras Lajas” das paredes e piso. A caixa de madeira é composta por painéis dobrados de Mashrabiya xadrez, que permite o controle interno de iluminação. Estas portas podem ser abertas completamente. A laje plana foi executada em concreto aparente, de acordo com a justificativa de utilização de material rústico, mesmo nos elementos estruturais.

Pouco a pouco, o lote vazio em torno do reservatório começa a tomar conta da casa. As flores silvestres abraçam a casa e em cima de uma das paredes de pedra um pássaro faz a sua casa, que, segundo a tradição local, é um sinal de sorte.

 

Veja mais em Archdaily

 

siga-nos no FACEBOOK: www.facebook.pt/build.construcao

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s